sábado, 19 de fevereiro de 2011




Trabalho desenvolvido durante o Curso de Mídias Integradas na Educação, pelas professoras:


Adriana de Almeida Bueno

Jaqueline Eckermann

Karen Guisantes Jones Lopes

Sandra Vaz de Lima

Sandremere Pereira Lisboa


- Contextualização


No Projeto aborda-se questões referentes ao Meio Ambiente; Alimentação e Bullying, com a participação do diretor, equipe de ensino, professores e alunos. Busca-se o envolvimento das disciplinas na utilização das mídias (TV, rádio, impresso, informática), utilizando documentários, gêneros textuais e produção de histórias em quadrinhos sobre os temas.
Sendo desenvolvido em Sala de aula, no período de Dezembro 2010, Fevereiro e Março 2011, nas Séries: Sala de Recursos, Ensino Fundamental – séries iniciais e finais, Formação de Docentes, envolvendo as disciplinas de: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Sociologia. Nos Colégios Estaduais: São Francisco de Assis; Jardim Alegre; Wolff Klabin; Escola Municipal Regente Feijó (Telêmaco Borba); Colégio Estadual Sapopema (Sapopema) e Colégio Estadual Alberto da Silva Paraná (Ventania).

- Abordagem Pedagógica

Sabe-se da importância do papel das mídias para a educação, por isso, esse projeto busca envolver o uso de mídias que contribuíssem para a aprendizagem efetiva dos alunos de forma prazerosa.
O presente trabalho será desenvolvido com a utilização do laboratório de informática devido as vantagens que o computador pode apresentar no processo ensino aprendizagem, pois motiva e desenvolve a autonomia dos alunos, auxilia a interação entre alunos/alunos e professor/alunos, enfim dinamiza o processo e estimula o desenvolvimento do senso crítico.
Outra ferramenta a ser utilizada no trabalho é a TV (pen drive), uma vez que o uso desse recurso mexe com a sensibilidade das pessoas por explorar o sensorial-visual e estimular a imaginação. Desse modo, o uso dessa tecnologia poderá contribuir muito para que os resultados almejados com o projeto “APRENDENDO E BRINCANDO COM A TURMA DA MÔNICA” e consequentemente com a melhora da leitura e escrita dos alunos sejam alcançados.
Essa proposta é um exemplo de como usar as TICs, mediada pelo professor, para alcançar o pleno desenvolvimento dos alunos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário