Sandra Vaz de Lima


TÍTULO: Historias em quadrinhos e poema
ESCOLA DE ATUAÇÃO: Colégio Estadual Jardim Alegre
MUNICÍPIO: Telêmaco Borba
PÚBLICO-ALVO: 6ª série

1. INTRODUÇÃO:
Considerando que na disciplina de Ciência o professor trabalhou um texto sobre Preservação do Meio Ambiente, foi trabalhado sugere-se a Sequência Didática envolvendo os Gêneros Textuais: Historias em Quadrinhos, juntamente com o conteúdo Conjunções.


2. OBJETIVOS: 
Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão;
Saber identificar as características e a estrutura do gênero: história em quadrinhos;
Dramatizar situações reais ou imaginadas;
Utilizar corretamente as conjunções; 
Promover momentos de interação entre os alunos;  
Possibilitar troca de ideias sobre o assunto proposto; 
Despertar o interesse pela dramatização;
    Duração das atividades
    Aproximadamente 12 aulas

    3. CONTEÚDOS ESPECÍFICOS:
    • Leitura e interpretação;
    • Identificação do gênero textual: historia em quadrinhos;
      Conjunção;
      Produção de texto;

    4. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:

    1º momento:

    Comentou-se sobre o conteúdo trabalhado pelo professor da disciplina de Ciência “Meio Ambiente”. Assistimos o Vídeo “Preservar é preciso” e conversamos sobre o mesmo, instigando os alunos a participarem de uma roda de conversa com exemplos sobre o tema.
    Em seguida, apresentou-se a História em quadrinhos “Chico Bento”, conversando com os alunos sobre o que aconteceu na história. Destacando as características do gênero textual história em quadrinhos.
    a) A história é contada em quadrinhos;
    b) Possui balões (de fala, de cochicho, de pensamento, de grito);
    c) Contém onomatopeias;
    d) A importância do cenário e das expressões faciais das personagens.
    e) Realizar a interpretação da história em quadrinhos apresentada.

    2º momento:
    Retomada da historia em quadrinhos trabalhada na aula anterior, entregou-se outra sobre o mesmo tema, pedindo aos alunos que realizassem a leitura da história, fazendo a interpretação oral.
    Realizamos a dinâmica em grupo de completar as frases retiradas das historias trabalhadas com as conjunções (sem falar sobre elas), após a realização desta atividade, montamos um quadro com as palavras no qual utilizaram, explicando sobre as conjunções (conceito, classificação).

    3º momento:
    Relembrou-se as historias em quadrinhos trabalhadas, bem como as conjunções. Na sequência realizamos a
    leitura de uma historia em quadrinhos da Magali sobre alimentação, fazendo a interpretação oral. Em seguida realizamos a leitura da mesma história, mas em discurso indireto, fazendo a comparação de ambos. Posteriormente em dupla os alunos montaram um diálogo, escolhendo um dos temas abordados Meio Ambiente ou Alimentação, e fizaream a dramatização utilizando fantoches da turma da Mônica.


    4º momento
    Utilizou-se os diálogos feitos para as dramatizações e fizeram uma historia em quadrinhos no laboratório de informática no site www.maquinadequadrinhos.com. 

    5. AVALIAÇÃO:
    Observou-se a participação, interesse e o desempenho dos alunos nas atividades propostas, refletindo com eles os pontos positivos e negativos apresentados durante o desenvolvimento da atividade.
     
    6. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
    Projeto Araribá. Português. 6ª série. Editora Moderna.